segunda-feira, 9 de julho de 2012

A inveja

Preferia escrever sobre amor, que considero a força motriz desse mundo, mas hoje vou falar
da inveja, que infelizmente, também é muito presente, e tal qual o amor tem movido muitas pessoas. Quem não sabe que o primeiro homicídio que se tem notícia foi motivado pela inveja? Sim, Caim matou Abel por pura inveja, por julgar que este era o preferido de Deus.
A inveja é um dos sete Pecados Capitais, é considerado pecado porque a pessoa ignora suas próprias bençãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. 
A palavra inveja se origina da palavra latina  "invidere" que significa "não ver". Mas o significado segundo o dicionário é: "sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem; ter inveja de alguém. Tristeza ou desgosto pela prosperidade ou fortuna alheia. Desejo excessivo de possuir  exclusivamente o bem de outrem.
A pessoa que sente inveja, no caso, o invejoso, normalmente, tem baixa auto-estima e está sempre se comparando às outras pessoas ou àquelas que inveja, e está sempre pronto a apontar o dedo e tentar minimizar o feito do seu próximo. O invejoso boicota, fofoca, intriga, faz armadilhas, critica, na tentativa de diminuir o outro pra parecer maior e está sempre exaltando seus próprios feitos.
Não tem problema se você quer ter um carrão, roupas caras ou um emprego como aquela sua amiga, o problema é quando você quer ter o que a sua amiga tem, mas não quer que ela tenha também. E o invejoso é assim, ele quer ter a sua vida...
E não pensem que ele não sofre, ele sofre sim, mas está tão absorto na vida alheia que não se dá conta de que poderia ser, de fato, uma pessoa invejável, ao invés de invejosa!
Todos temos habilidades, aptidões e dons...ninguém é bom em tudo! Eu, por exemplo,gosto de escrever, pra mim sempre foi fácil, acredito que seja um dom, mas teve coisas que tive que correr atrás, mesmo assim, pra escrever, leio muito, faço pesquisa, verifico ortografia o que demanda tempo e energia, e isso nem quer dizer que escrevo bem, apenas tenho coragem de bancar minhas vontades, e escrever é uma delas! 
Temos que pegar nosso dom ou habilidade e trabalhar nele, nos esforçar, fazer melhor ao invés de ficar só  reparando naquela pessoa que "parece" que faz tudo com um toque de mágica, isso não existe!
A pessoa que é invejada, e acredito que todos, em alguma época da nossa vida, somos, sente sim, a inveja alheia, e é uma energia muito ruim. Mas é muito pior pro invejoso, que fica numa espécie de transe; me desculpem a comparação: "ruminando" cada coisa que inveja. Todos conhecemos pessoas assim, e, às vezes, elas estão muito próximas de nós, é aquela pessoa que "morde e assopra"...ela até elogia, pra, em seguida, por algum defeito, quer ver: você compra um carro novo, ela diz: "é lindo,mas eu jamais compraria em carro dessa cor, ou desse tamanho"...Perceberam?? Ou então você emagrece e fica linda... A sua amiga, que não é invejosa, e que vive tentando emagrecer (que mulher não vive??), vai te elogiar, dizer que você tá linda e perguntar o que você fez pra fazer também, já a invejosa,não vai dizer e ainda  vai fazer de conta que não percebeu que você emagreceu, porque simplesmente ela não consegue!!! Identificaram alguém? É muito fácil, né?
Como se blindar contra essas pessoas? Bem, em primeiro lugar, acho que é impossível não despertar algum tipo de inveja, mas com algum cuidado podemos minimizar o mal que ela faz em nossa vida, vamos lá:
- Evite falar de seus sucessos,feitos e conquistas que possam despertar inveja;
-ignore, não supervalorize esse tipo de gente, não se esqueça: "enquanto os cães ladram, a caravana passa". Fixe-se em sua vida.
-Não se vingue, o mal se paga com o bem, seja inteligente, sempre que possível converta um inimigo em aliado;
-Se nada disso der certo, se afaste dessa pessoa, simplesmente.
É isso aí,
beijos.

2 comentários:

  1. Li o texto duas vezes para absolver bem a ideia... Inveja é muito baixa mesmo Nádia, é preciso ter serenidade de mente para não pensar logo em retribuir com vingança.

    Gostei muito do seu texto! ^^

    Um beijão!
    ---
    http://cordeiogurte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog e do post da Inveja. Tenho pensado bastante em escrever sobre este tema no meu blo também. Criei um espaço para discutir as crises das mulheres de 40 anos. Dá uma olhada no Atitude 40: www.atitudequarenta.com

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher