segunda-feira, 30 de abril de 2012

Falando de amor...

Olá meninas,
falar de amor é sempre perigoso, corre-se o risco de ser piegas, mas enfim,vou me arriscar...
A palavra amor vem do latim amor e pode significar compaixão, afeição, misericórdia, e ainda, desejo, paixão, apetite, inclinação,atração, querer bem, satisfação, libido e outras.
Existem diversas formas de amor e de amar: amor físico, amor platônico, amor a Deus, amor às pessoas, à vida...
Acho que, de todas as privações que o ser humano pode sofrer ao longo da vida, a pior é a de ser amado. Porque é ao ser amado que nos tornamos humanos, pessoas de verdade. O ser humano é, por excelência, um ser social, agregador, acolhedor...e aqueles que fogem a essa natureza se tornam pessoas amargas, duras,embrutecidas, com um semblante triste como se alguma coisa muito importante lhes tivesse sido roubada...
Já começa quando nascemos, precisamos do amor da nossa mãe, ou de alguém que se disponha a nos amar como tal...eu mesma, fui amada assim pela minha avó, e sei que esse amor fez toda diferença em minha vida, seu eu não tivesse sido amada tão profundamente, como fui pela minha avó, talvez não conseguisse ser a mãe que sou hoje, afinal é muito natural que copiemos os modelos, muitas vezes me vejo fazendo as mesmas coisas que ela fazia...
De todos os amores, o amor de mãe é o melhor: é puro, desinteressado, incondicional, infinito...acho que ninguém nos ama como a nossa mãe. Mãe tudo suporta, tudo tolera, tudo desculpa...tá sempre pronta a nos ajudar, não mede esforços, não tem canseira, não tem sono...acredito que o amor de avó seja igual...ou será maior? O dia que eu me tornar avó eu conto pra vocês!

Essa é minha amiga Sandra e seu neto Bernardo. Percebam que o amor transcendeu a foto.

Aí vem o amor de irmãos, amigos, amor fraterno...um amigo de verdade é coisa rara, se você tem um, conserve...amigo de verdade não te julga, não te cobra, ele te entende...está sempre pronto a te ouvir, nem que seja só isso: ouvir, porque falar alivia as nossas dores emocionais, e por mais que você faça uma besteira ele não vai te virar as costas, porque ele é seu amigo  PRO QUE DER E VIER!


Amor de filho, aquele misto de admiração, gratidão e amor, acho que todos sabemos como é! É muito importante amar nossos pais, mas mais que isso é preciso honrá-los. "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá" (Êxodo 20:12). Este é um mandamento com promessa, estou sempre repetindo pra minhas filhas, basta eu começar e elas já completam...rs.


Agora vou me arriscar um pouco mais, vou falar do amor de que falam os poetas: aquele que faz o coração disparar quando vemos, ouvimos ou sentimos a presença do objeto de nossa afeição. Que atire o primeiro coração de pelúcia vermelho quem nunca sentiu isso...
Na verdade, tudo não passa de uma conspiração da natureza para nos fazer...procriar! Pois é, nada de romântico nisso, mas quando chegamos na idade certa, os hormônios entram em ação e aí começamos a olhar o sexo oposto, no caso, os meninos, que até então eram uns imbecis, com outros olhos...e aí vem a paixão e aquela coisa toda! E vamos nos apaixonando pela vida afora, uma, duas, três, sabe-se lá quantas vezes...mas pode ser que nesse meio tempo você encontre a sua cara metade, sim, isso é raro, mas existe, aquele ser que te completa: vocês se falam só pelo olhar, um sabe o que o outro vai  falar antes mesmo que ele fale, vocês tem afinidade, gostos comuns, riem das mesmas coisas...ele/ela sempre te bota pra cima, extrai o melhor de você, juntos se sentem invencíveis.você sabe que, embora existam milhões de pessoas por aí não existe ninguém como ele/ela. Se você tem, encontrou um amor assim você é um sortudo, ganhou na mega sena, as pessoas passam a vida toda procurando algo assim sem nunca encontrar! O verdadeiro amor não aprisiona, liberta. Não compete, antes torce pelo sucesso do outro. Não tenta diminuir pra se sentir maior, mas se orgulha do tamanho do seu amor. Quem ama de verdade, não quer ser feliz somente, mas quer fazer ao outro feliz também, porque o amor é o oposto do egoísmo!
Mas, sempre tem um mas né? Se o amor nos faz feliz, em contrapartida, ele também nos machuca, quem nunca se magoou ou magoou alguém? No amor, não há garantias, a gente sabe como entra e nunca sabe como sairá...
O mais difícil é quando você constata que o amor acabou e que não há nada a fazer...que aquele amor que era tão grande, que prometia ser eterno, não resistiu às pressões do dia a dia... talvez não fosse tão grande assim! E que aquele seu amor, que até outro dia dizia não viver sem você, hoje é seu inimigo...
Mas tudo isso faz parte do jogo, do pacote! E nada disso nos detém, a prova maior é que as pessoas estão sempre tentando, recomeçando, achando que dessa vez tudo vai ser diferente...afinal, o que será de nós se perdermos a ilusão? Como dizia o grande Tom Jobim: "Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho".
Boa tarde a todos,
Beijos...

3 comentários:

  1. Nádia linda amei beijos e parabéns, ser mãe é tudo novidade é um misto de medo e emoção é mágico e um momento só seu, agora ser avó gdo vc pega o filho do seu filho (a) é se sentir mãe para depois perceber não sou avó não da para falar eu digo que casa de vó é volta de rio os pequenos param e não vão embora..... e a gente baba muito.
    Mara Benzi

    ResponderExcluir
  2. Que texto mais lindo Nádia!
    Antes de ser mãe, sempre ouvia outras mães (e a minha)dizer que amor de mãe é incondicioanal, incomparável... e ao olhar pros meus dois pequeninos (para mim serão eternos bebês) eu entendi, numa fração de segundo, a profundidade desse amor de mãe.

    Beijos
    Gaby

    ResponderExcluir
  3. Que belo texto...
    amor é sempre um assunto tão delicioso, né?
    Pra mim a melhor coisa que Deus criou foi nos possibilitar ser mães. Nossa...não existe amor maior!
    Um amor sem cobranças, sem excessos, destemido.
    Minha mãe fala que ser avó é ser mãe com cobertura de chocolate. :-)
    Parabéns Nádia, excelente post.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher