sábado, 12 de maio de 2012

Carta para Ana Lígia

Escreví esta carta para Ana Lígia, a Ana, como a chamamos, quando ela tinha nove meses. Na época eu tinha 24 anos e estava com cálculo biliar, mais conhecida como "pedra na vesícula". Eu precisava operar, ou seja, retirar a vesícula. Como ela era ainda um bebê que necessitava de muitos cuidados e ainda mamava no peito, optei pela cirurgia de videolaparoscopia, que era relativamente nova para nós, só se fazia em Londrina e Curitiba. A cirurgia tradicional exigiria muitos dias de internação e o pós operatório era bem mais complicado e  demorado, só tinha um problema, a anestesia era geral e aquilo me apavorou...
Não preciso nem dizer que o meu maior medo era morrer e deixar minha pequena sem mãe, fui chorando daqui até Londrina, sem parar...mas deixei uma carta, que agora transcrevo pra vocês:

"Ana Lígia,

Fico olhando você aí sentada, brincando...Você já tem praticamente nove meses (faltam só dois dias), você sorrí o tempo todo, bate palminha, faz tchauzinho, resmunga, ainda não sabe falar, mas já sabe pedir...
Já faz um ano e meio que iniciamos a nossa relação, quando fiquei grávida: abril de 1991. Desde que soube que você estava dentro de mim, eu já comecei a te amar e hoje eu te amo tanto, como nunca amei nada, nem ninguém; é tanto amor que daria pra duas, três, mil vidas!!!
Eu gosto muito de cuidar de você, é bem verdade que você me consome, mas a recompensa é grande: quando você me olha e sorrí eu vejo amor nos seus olhinhos...
Você é uma criança muito bonita e inteligente, eu tenho o maior orgulho de ser sua mãe!
Quando você crescer, você não vai se lembrar de como era (é) a nossa relação: intensa; então você vai ler essa carta e saber que a sua mãe sempre vai te amar muito, sempre vai estar pronta a te ouvir e te compreender, afinal mãe é pra isso!

Um beijo grande,
Da sua mãe,
Nádia
24/09/1992"

Ser mãe é a porção melhor da minha vida, o que sei fazer melhor...
Ana me resgatou, com ela pude viver plenamente a relação mãe/filha, ainda que em pólos diferentes...
A todas às mães, a todos os filhos,
FELIZ DIA DA MÃES!!!

2 comentários:

  1. PERFEITA, Parabéns, pois isso sim é que chamamos de MÃE!

    ResponderExcluir
  2. mãe, e eu tenho muito orgulho de ser sua filha!
    te amo muito =)

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher