domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem a meu Pai.

Hoje é Dia dos Pais, e apesar de ser uma data comercial, não posso deixar de falar de meu Grande, em todos os sentidos, Pai Ercílio.
Meu pai nasceu em 28 de março de 1945, na zona rural de Quatiguá, Bairro do Moquém, numa casa muito simples. É o segundo filho de uma prole de seis filhos dos meus avós Dorvalino e Durvalina.
Teve uma infância difícil e pobre: ele me contou que a primeira vez que calçou um sapato gostou tanto que dormiu com eles!
Prá se formar no ginasial teve que vender uma panela de pressão que tinha ganho numa rifa pra poder comprar uma camisa pra ir à formatura.
Foi de tudo nessa vida: engraxate, professor de datilografia, vendedor de laboratório, vereador (por duas vezes), cartorário, advogado e Juiz de Direito, cargo no qual se aposentou. Hoje ainda exerce a advocacia.
Meu Pai é uma pessoa que nasceu fadada à pobreza e ao fracasso, mas graças a sua obstinação e garra conseguiu chegar longe.
Eu nascí em 1968, segunda filha de uma prole de quatro filhos do primeiro casamento. Eu tinha seis anos quando meus pais se separaram, e Ele ficou com a guarda legal, coisa impensável para a época, mas meu Pai jamais abriu mão de nós.
Meu Pai nunca teve uma vida fácil: venceu a pobreza e a ignorância, venceu um câncer maligno de intestino,  deu a volta por cima quando seu casamento com minha mãe acabou e ficou com quatro filhos pequenos, e todas as outras lutas que Ele vem tendo ao longo de sua vida e que posso assegurar: não são poucas!
Meu Pai é um lutador, um leão! Não se entrega, tá sempre pronto pra luta!
Somos muito parecidos: dele herdei o gosto pelo Direito, pela leitura, pela música, pelas pessoas!
E também essa tenacidade, pois não me deixo abater facilmente!
Já brigamos, ficamos de mal, afinal somos dois narigudos, mas sempre acabamos nos entendendo porque nos amamos, nos admiramos, podemos contar um com o outro.
Meu Pai é minha maior referência e tenho por Ele uma grande admiração, não só por tudo que já falei, mas também pela sua inteligência, bondade, retidão de caráter.
Ah, Pai, como ouvir "Saudades de Minha Terra", "Cabocla Tereza", "Estrada da Vida", "Chico Mineiro" e tantas outras músicas sem lembrar de você?
Você é tão presente em minha vida, sempre me pego falando: como diz meu pai... e vou falando aqueles seus ditados.
 Te amo Pai, muitoooooo.
Feliz Dia dos Pais.
Deus te abençôe e permita que possamos passar muito tempo ainda juntos.
Um forte abraço e um beijo caloroso,
sua filha,
Nádia.


4 comentários:

  1. O Pai é foda. Muito lindo sua homagem Nádia!!

    ResponderExcluir
  2. O CONTEÚDO TODO É VERDAEIRO, EMBORA SIMPLIFICADO, PORQUE NOS MEUS 66 ANOS DE IDADE, TERÍAMOS MUITAS COISAS PARA CONTAR NESTA HISTÓRIA. ATÉ HOJE NÃO SEI POR QUAL RAZÃO, DEUS ME AMOU TANTO E CONTINUA ME AMANDO NESTA TERRA, QUE TENHO MUITAS VITÓRIAS, MUITAS GUERRAS SURGEM NO CAMINHO, MAS NO FINAL SEMPRE TIVE VITÓRIA. NUNCA DESANIMEI DE NADA, SOU SIM, TEIMOSO, ACREDITO NA VITÓRIA,ACREDITO QUE HAVERÁ NOS DIAS FUTUROS UM MELHOR ENTENDIMENTO ENTRE AS FAMILIAS, HOJE MUITO ESCASSO.COMO JÁ DISSE A NÁDIA, VENCIA A MISERIA, VENCI A IGNORANCIA,VENCI UM CANCER, VENCI AS MALDADES DOS HOMENS, VENCI NO DIREITO E VENCI NA JUSTIÇA. AGORA QUERO VENCER NA ALMA, PARA MELHORAR CADA DIA MAIS E POSSA TER UMA IGUAL A TANTAS GENEROSAS PESSOAS QUE SE PRESTARAM EM AJUDAR O PROXIMO, SEM NADA QUERER, NADA EXIGIR E SEM NADA ESPERAR. MAS DE TUDO O QUE VI NA TERRA, UMA COISA ENTENDI. NADA HÁ SEM DEUS!
    DEUS TEM AMOR, MISERICORDIA, BONDADE, TUDO INFINITAMENTE. SE QUIZERMOS GOZAR DAS DELICIAS CELESTIAIS E E TERNAS, TEMOS ANTES DE FECUNDAR O AMOR AO PROXIMO, EMBORA NOS DIAS EM QUE VIVEMOS, DIFICIL É ACREDITAR NO SER HUMANO. MAS NÃO INTERESSA, FAÇA A TUA PARTE QUE DEUS JÁ FEZ A DELE. CREMOS EM NOS, MAS PRIMEIRAMENTE, CREMOS EM DEUS.
    SENDO DEUS POR NOS, NMINGUÉM SERÁ CONTRA NOS.
    ERCILIO.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada ao ler, tanto o seu depoimento quanto o do seu pai.
    Ter família é tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher