quinta-feira, 14 de abril de 2011

Minha Pequena Quatiguá


Esta é Quatiguá, a pequena cidade onde nasci e moro.
Tem menos de 10 mil habitantes, e fica no Norte Pioneiro do Paraná, também conhecido como Norte Velho.
Fica a 180 Km de Londrina e a 320 de Curitiba.
É cercada por verde, como vocês verão nas fotos que irei postar aqui.
Somos uma grande família, todo mundo se conhece, e esses elos acabam fortalecidos pelos parentescos que vão se formando com os casamentos entre as famílias.
Confesso que, apesar de gostar do mundo cosmopolita e tudo que ele oferece, amooo morar aqui.
Não me vejo morando em outro lugar, pois foi aqui que nascí, aqui nasceu meu Pai, minhas filhas e meu Marido.
Hoje, com a globalização, nós, do interior, não ficamos isolados do mundo, como muita gente pensa, prova maior disso é que estou eu aqui postando num blog sobre a minha cidade!
Mas temos coisas que gente de cidade grande não tem:
temos ar puro, amigos verdadeiros, verdura in natura sem agrotóxico bem baratinho, liberdade, trânsito tranquilo, leite da vaquinha entregue no portão (ih, eu detesto leite de caixinha), o pão de queijo (2), que chega bem de manhã, ainda quente, delivery do mercado, da casa de frango,da quitanda, da farmácia e da loja que você quiser.
Aqui o tempo passa mais devagar e as pessoas ainda chamam umas às outras pelo nome.
Às vezes, tenho a impressão que moro num sítio, porque é cada coisa que vejo, olha só:



Acreditem, eu ESTAVA na cidade, estava levando meu secador de cabelos pra consertar no Alaor.
Não pensem que eu estava na zona rural, porque eu não estava!!! Rs.


Bem, mais um pouco daí sim eu estaria...

Quatiguá tem umas coisas muito engraçadas, por exemplo, quando morre alguém a gente fica sabendo porque anuncia no auto falante da igreja, daí todo mundo sai pra fora, para de falar pra ouvir quem morreu. Mas tem que prestar atenção na música que toca antes, porque tem uma música que toca pra avisar de alguma coisa, como se alguém perdeu um documento, campanha de vacinação, essas coisas e outra música que é só pra morte. A gente ouve a música então se pergunta: essa música é de morte? então alguém responde: não, é de aviso. Ufa! ainda bem.
Haha, coisas de Quatiguá!



Nessa foto tô chegando na Av. Dr. João Pessoa,
a principal rua de Quaticity, é aqui que encontramos todo mundo!


Esta foto tirei especialmente pra Renata, minha amiga, seguidora do blog. Que é Quatiguaense, mas agora mora nas Minas Gerais. Beijão, Rê, desculpa a qualidade da foto, tirei de dentro do carro e já estava escurecendo...


Centro da avenida: comércio local.




Final da avenida.


Igreja Matriz de Quatiguá.
Linda!


Feirinha da Lua, toda quinta-feira!
Oba, hoje tem...
Comer churrasquinho, pamonha, bolinho de mandioca com carne seca...huummm


Casa dos meus Avós: Dorvalino e Durvalina.
Hoje transformada em AUTO PEÇAS ZANIN (do maridão).
Nascí (literalmente) nessa casa, crescí nessa casa,
ela faz parte da minha história !

Bom, essa é a minha cidade e um pouco da minha vida, poderia falar muitooo mais dela, mas daí a postagem ficaria muito longa.
Só quero dizer que me orgulho muito de ser daqui, de ser caipira, de ser interiorana.
Porque ser tudo isso faz parte de mim!
Bjs.
Boa tarde!



10 comentários:

  1. Nadinha... Adorei! Principalmente a foto dedicada a mim. Obrigada!

    Eu sempre digo que foi uma bênção ter nascido e crescido em Quatiguá. Era tudo perfeito! E não tinha nada que nos pudesse fazer mal. A gente ia pro Quatá à pé, jogava vôlei na rua, comia fruta colhida na hora, do pé!
    Como vc mesma lembrou, todo mundo se conhece, então, quando eu caía da bicicleta, antes mesmo da minha mãe saber, eu já tinha sido levada por algum conhecido à farmácia do seu Walter...e já estava com o curativo no lugar!!!
    Os saraus e os bailes eram uma delícia!!!!
    E a gente se sentia parte de um todo! Me lembro de ajudar a enfeitar a rua para Corpus Christi, de tocar violão na missa, de rezar a ave-maria no autofalante da igreja às 18h...
    Sem contar das lendas urbanas, que não podem faltar em uma cidade pequena: lembra do Mirto Pitoco?? Ele assobiava o hino nacional e nunca perdia uma reunião do Rotary.. Tem ainda o Cornélio, que está em algum canto da cidade tocando sua gaita, entre tantos outros que ainda existem!

    Quatiguá tem uma linguagem própria, que só um quatiguaense entende! Frases feitas como uma que eu adoro: "Anda mais que a cadela do zé coelho".. (isso é quatiguanês puro...rsrsrs)

    Enfim..q saudade de Quatiguá, ou melhor, de ser criança ou adolescente em Quatiguá!

    Por isso tudo por outras tantas razões, é que até hoje, quando estou aí, tenho a nítida certeza de que tudo está no seu devido lugar...

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. NADINHA AMEI CONTE MAIS SOBRE NOSSA CIDADE DA GERRA DO CAFÉ COM LEITE ............
    AMIGA COPIEI O Q ESCREVEU :Casa dos meus Avós: Dorvalino e Durvalina.
    Hoje transformada em AUTO PEÇAS ZANIN (do maridão).Nascí (literalmente) nessa casa, crescí nessa casa,ela faz parte da minha história !
    EU FAÇO PARTE DA SUA HISTORIA POIS MEUS PAIS FORAM PROFESSORES DO SEU PAI EU ME ORGULHO DE TER CONHECIDO A COMADRE DURVALINA NOSSA TEM ALTAS HISTORIAS DESTE O MOQUÉM AMIGA DARIA UM LIVRO.
    ESSA GATINHA AI TAVA SEMPRE LÁ EM CASA SEMPRE QUIETA, OBSERVADORA NÉ AMIGA AMEI TUDO........CHOREI BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. OI NÁDIA!!!!
    CADA VEZ QUE LEIO SUAS POSTAGENS,ME EMOCIONO COM SUA SIMPLICIDADE E SUAS SÁBIAS PALAVRAS.
    ME ORGULHO MUITO DE SER SUA PRIMA,PENA QUE NOSSA CONVIVENCIA FOI POUCA.
    MAS SAIBA QUE TE ACHO D++++++++. bjuuuuu.

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaa, já escreveraaaam vários livros aquii! rs
    ADOREIII seu post de hoje.. eu amo aquiii, mas queria morar em BC! eeheheh
    Aqui a gente não tem shopping mas tem a inteernet née Nadiaaa?! A gente compraa TUDOO (esmaltes LANÇAMENTO principalmente).. hahahahah

    Sem dizer que a gente compra BOLSA da modaa e fiadoo!!! =) Leva pra casa pra escolher a cor.. ADORO!!

    A música da igreja é a melhor: "a vida é pra ser vividaa.." e quando dona Carmela davaa os recados..

    ÊEEE cidadinhaa!!! O Rafa me fala que só aquii tem isso, pq Siqueira mesmo sendo próxima não temm muita ciosa boa que aquii tem, por isso escolher morar aqui..
    Quando a gente quer centro urbanoo, a gente vai pra Londres, pertinhoo.. =)

    E as amizades, isso vale muuuuuiito mais que qualquer outra coisaaa!!
    Você, minha amigonaa hojee.. e vizinhaa!!

    bjOO!!

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeiiii!!!
    Coisas inacreditáveis acontecem aqui mesmo!
    e como a Re disse, a infância e a adolescência aqui... q maravilha!!!
    ah, como amo essa cidade!

    ResponderExcluir
  6. Ameei o post tbm, deu saudades e vontade de ir prai logo! Beejo Nadinha :)
    p.s.: Tô morrendo de saudades da Ane, fala que a Bi mandou um beeejão!

    ResponderExcluir
  7. Ola Nádia Huergo.
    Sou a Maiara de SCSul, minha familia é de Quatigua, meus avós eram dai Antonio Toledo e Helena Cremonese. Tenho tios e primos que moram ai.
    Adoro essa cidade, e adorei seu blog achei muito legal da para matar a saudade.
    Posta mais fotos...

    Um Grande Beijo
    Prazer em encontar vc

    ResponderExcluir
  8. ola Nádia parabéns pelo blog ficou muito bom mesmo..

    ResponderExcluir
  9. Acho o seu Blog um show, vc sabe disso... tenho umas fotos "bem quatiguaenses", vou mandar por e-mail pra vc, ontem mesmo tirei uma, perto o grupão, onde estavam dois bezerrinhos na calçada, em frete a uma casa, como se fossem dois cachorrinhos tomando conta do lar de seus donos...rsrrss. Mais uma vez, parabéns por sempre postar coisas maravilhosas, que nos fazem tão bem! Estou aqui em Quatiguá há 13 anos e adoro este lugar. Não quero sair daqui jamais!
    beijão pra vc e sua linda família

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu blog, eu fui criado ai em Quatiguá, hoje moro em Corinto M.G., meus pais faleceram ai, talves voce saiba quem são, Sr. Crespo e dona Sebastiana, meu irmão tambem falecido era muito conhecido ai o TIDÃO. Na foto "FINAL DA AVENIDA" abaixo da casa com grade branca esta a casa que passei minha infancia. Meu nome é ALCEU mas sou conhecido ai com o apleido de "Colete", estudei com o professor Jorge Camilo, fiz parte da fanfarra do PANGA. Gostaria muito de ver mais fotos dai. Valeu, me emocionei muito, deu pra matar um pouco da saudade. A ultima vez que estive ai foi em 2008.

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher