segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resiliência

Bom dia a todos, segunda feira amanheceu chuvosa, dias assim me deixam deprê, mas a chuva é necessária, né?
Tá fazendo um friozinho, temperatura em torno dos 20º, mas já tava na hora dele dar as caras!
Como foram de Páscoa? Espero que ela tenha sido muito alegre e festiva. As crianças são as que mais curtem, eu me lembro que, quando era criança, eu nem dormia direito de tanta expectativa. Nossa! A emoção que eu sentia quando via aquele ninho embaixo da cama...  uma das sensações melhores que já experimentei, nunca esquecí. Ai, que pena que a gente cresce...rs.
Semana meio improdutiva no blog, também con tantos feriados... acabei não postando todo dia. É que postar demanda tempo. Tem que fazer pesquisa, coleta. Não gosto de fazer de qualquer jeito, com pressa, só pra dizer que postei. Me desculpem, vou compensá-las. Estou cheia de idéias para essa semana que está começando!
Mas hoje vou falar de resiliência. Você sabe o que significa??
Está muito em moda, fala-se muito em ser resiliente, e, nos dias atuais, é preciso mesmo!
Na verdade, resiliência é um conceito que veio da física, diz-se da capacidade que alguns materiais tem de voltar à sua forma original após serem submetidos à tensão máxima.


É isso mesmo, por analogia, resiliente é aquele ser humano que consegue se recuperar frente às adversidades que enfrenta na vida, seja profissional ou pessoal. É aquela pessoa que não se deixa abater frente as dificuldades da vida. Não estou falando daquela pessoa onipotente ou invulnerável, aquela que nada a atinge. O resiliente é atingido, mas se recupera das situações difíceis.
Todos temos dias difíceis, e quando eles se prolongam temos tempos difíceis.
Problemas que parecem intransponíveis, casos que não tem solução. Túneis sem luz no fundo!
Quem nunca enfrentou uma situação adversa como uma crise existencial ou financeira, uma doença, a morte de um ente querido?


Aí a gente chora, se deprime, não quer conversar, não quer ver ninguém...
Mas a vida segue, não podemos parar...
As contas vencem, as pessoas nos solicitam, nossos filhos principalmente, e você tem que reagir!
Então num dia você chora e no outro, como diz a música, levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima!
Começa tudo de novo...
As pessoas resilientes consideram essas condições adversas como parte da vida, procurando aprender com a experiência, já que não tem como evitá-la. Habitualmente, demonstram um comportamento de espiritualidade e valores conectados com um propósito de vida, encarando as experiências como lições de vida.
Procuram fazer o seu melhor, mas sabem,no entanto, que não possuem a capacidade de controlar o mundo externo ou os seus resultados.
A resiliência é um comportamento observável, pois os resilientes conseguem se manter serenos quando enfrentam tais situações, e, mesmo com o cenário desfavorável conseguem encontra alternativas para resolver a situação, ou, pelo menos, minimizar seus impactos negativos.
Com certeza você conhece alguém assim!
Resiliência é muito importante, e pode ser desenvolvida. Veja como:

Autoconhecimento: Se conhecer é fundamental. Psicoterapia pode ajudar nesse caso.
Os resilientes se tornam autoconfiantes exatamente por terem conseguido superar as adversidades. essas situações são oportunidades de auto conhecimento.

Manter relações afetivas saudáveis: Mantenha boas relações amorosas com família e amigos. Elas te servirão de suporte num momento difícil.

Comportamento de aceitação e gratidão: aceite as adversidades da vida como oportunidade para aprender e crescer, e sinta-se grato por te conseguido superá-las. Sempre poderia ter sido pior e mudanças fazem parte da vida.

Hábito de cuidar de si mesmo: Faça reservas emocionais, físicas e espirituais para as situações difíceis. Cuide de sua saúde física e mental, pratique a espiritualidade, seja através de meditação, oração ou outra forma de reverência, e relaciona-se com as pessoas que ama.

Expressão prática de ações para resolver ou gerenciar uma situação adversa: Aja frente aos problemas, com serenidade, planejamento e esperança.

E, finalmente, nunca se faça de vítima da vida, das circunstâncias, reclamando o tempo todo que tudo de ruim acontece com você. Coisas boas e ruins acontecem o tempo todo com todo mundo!
Tome as rédeas da sua vida, faça o que for possível, o impossível entregue nas mãos de Deus, Ele nunca desapontou ninguém, apenas Seu tempo não é o nosso.
Seja grato por tudo que você tem na vida, encare os problemas como oportunidades de evoluir como ser humano, seja alegre, portador de boas novas, de otimismo, de esperança!
Cumprimente as pessoas efusivamente, chame-as pelo nome, abrace seus amigos, beije muitoooo seus filhos, não perca uma oportunidade de dizer te amo para aqueles que ama!
Seja feliz!


Ah, hoje é meu último dia com 42 anos. Amanhã estréio idade nova!
Posso dizer que não tem sido fácil, acho que nunca tive tantos problemas na minha vida, problemas que já vem se arrastando há tempos e que não dependem de mim, por isso os entreguei nas mãos de Deus. Agora vivo um dia de cada vez, e espero que a seu tempo, tudo se resolva, pois, como diz o ditado: não há bem que sempre dure e nem mal que não tenha fim!
É assim que Deus age em nossas vidas, eu vivia pedindo pra Ele me dar mais paciência, sabe o que Ele fez? Me mandou um monte de problemas e aprendí a ter paciência! E ainda assim posso dizer que sou feliz, pois Deus tem me compensado!
É isso aí, espero ter ajudado alguém com esse post.
Tenham alegria,
Não percam a esperança jamais!
Há duas máximas na vida:
1-A vida sempre segue, independente do que acontece! 
2-Tudo se supera!
Bom dia a todos!
Bjs.


Um comentário:

  1. Oi Nádia,
    Adorei o post dessa segunda. E ser resiliente é isso mesmo, envergar o máximo e não quebrar. É chegar ao fundo do poço e olhar para cima e sorrir pois você vê a luz e sabe que para baixo não vai mais e sim para cima! Assim penso e ajo.

    Sei na pele e na alma tudo isso que você colocou (muito bem) acima.

    É um dia de cada vez... e como dizia a minha querida vó, se a vida te der um limão, faça uma bela limonada e bem docinha.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher