terça-feira, 10 de maio de 2011

Doenças de outono: previna-se!




O outono chegou e com ele o frio e as mudanças bruscas de temperatura: ora frio, ora calor; o que facilita o aparecimento das doenças respiratórias, como gripes, resfriados e outras.
A associação de diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas.
Gripes e resfriados são os mais comuns e, embora sejam parecidos, são doenças distintas. A gripe é mais grave e é causada, somente , pelo vírus influenza, os resfriados são causados por outros vírus, principalmente o rinovírus.
A gripe é mais grave, pois além de todos aqueles sintomas causados pelo resfriado como: coriza, mal-estar e dor no corpo, ainda causa febre alta e a pessoa fica de cama mesmo.A gripe é altamente contagiosa e é transmitida pelo espirro, fala ou tosse do doente.
Contra a gripe há vacina, contra o resfriado não, nem remédios que curem, apenas remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, descongestionantes, xaropes e outros.
As infecções virais são perigosas porque servem de porta de entrada para outras doenças mais graves, pois diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A maior preocupação é com a pneumonia, que pode levar à morte, sendo ela a principal causa de morte em crianças com menos de seis anos no mundo todo e maior motivo de internações do SUS no Brasil.
Os grupos que geram maiores cuidados são:
crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, portadores de HIV e profissionais de saúde.
Outra doenças muito comuns nesta época e que incomodam bastante são: otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e conjuntivite.

PREVENCÃO:

A melhor maneira de se proteger ainda é a vacina, que, depois de aplicada, leva cerca de um mês para fazer efeito. Mesmo que a eficácia não seja de 100%, caso você contraia o vírus, os sintomas serão muito menores. A vacinação deve ser anual, visto que o influenza sofre mutações de um ano pro outro.
Outra maneira de se prevenir é evitar aglomerações e lugares fechados.
Também é importante manter as janelas abertas para que a casa seja ventilada, principalmente se há doente no local.
Lembre-se: casa limpa e arejada mantém as doenças longe!



E como cuidados extras:
Hidarate-se bem: beba bastante líquido.
Em dias secos, coloque bacias com água em casa, principalmente para quem tem alergias.
Exercite-se



Agaselhe-se bem, quando passamos frio, nossas defesas diminuem e o vírus pode se aproveitar disso.
Da mesma maneira, evite mudanças bruscas de temperatura, como sair ao vento logo depois de tomar banho, sair de cabelo molhado,mudar de um ambiente quente para um frio.Parece coisa de nossas avós, mas não é.
Evite carpetes, tapetes, cortinas e bichos de pelúcia.
Lave sempre os cobertores e de preferência aos edredons
e, finalmente, alimente-se bem, coma bastante frutas e verduras, assim você estará blindando seu corpo contra as invasões dos vírus.


Cuide-se!
E que venha o inverno...
Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher