quinta-feira, 10 de março de 2011

Cisne Negro - Resenha

Assistí ao  tão badalado filme Cisne Negro neste feriado. Vou escrever minhas impressões sobre o filme.
Devo salientar que não sou crítica de cinema, apenas uma grande apreciadora, por isso falo apenas como expectadora.
Sinceramente, não achei tudo que falam. Sem dúvida, trata-se de um filme bom, mas só. Não é aquele filme que depois fico o dia todo lembrando e quero assistir de novo.
Trata-se de um drama psicológico, tema que gosto, pois vai fundo nas emoções humanas, trazendo à tona as misérias e limitações de toda pessoa.
A história se passa, basicamente, dentro de uma companhia de balé e então você se dá conta do quanto aquelas pessoas se esforçam para dançar, dos ensaios quase à exaustão, da busca pela perfeição, de uma vida dedicada quase que exclusivamente à dança.
É assim que vive Nina , personagem de Natalie Portman, que, merecidamente, levou o oscar de Melhor Atriz, pois sua atuação é brilhante, você percebe que ela, realmente, encarnou o papel. 
Nina vive pra dança, seu sonho é fazer o papel de Odete/Odille, as gêmeas do balé "O Lago dos cisnes",
e sua mãe vive pra ela, projetou na filha uma carreira frustrada de bailarina.
Então Nina é escolhida pro papel. Fazer o cisne branco, a gêmea boa, não é problema para ela, pois são muito parecidas. O problema está em fazer o cisne negro, a gêmea má. Então Nina parte nessa busca, e aí o filme se desenvolve, os dramas aparecem. Nina mergulha num espiral de loucura mesmo, de tão afetada que fica pelo papel. O filme flerta com o suspense e o sobrenatural, mas só de leve.
Destaque pra Winona Ryder, como Beth, quase irreconhecível no filme, e para Mila Kunis, belíssima no papel de Lily, para mim, o verdadeiro cisne negro.
Dispensável a cena de sexo lésbico entre Nina e Lily, aliás, nota-se que Nina tem problemas com sua sexualidade, ela é reprimida, por isso mesmo tem tanta dificuldade em fazer o cisne negro, que é, por excelência, sensual.
Amei os figurinos de balé e a música.
Magistral a cena em que Nina,, (Natalie Portman) finalmente se transforma em cisne negro.
O final, embora previsível, é poético, ficou bem para o filme. Não imaginaria desfecho melhor.
De qualquer modo é um filme que vale a pena ser visto. Assistam!






  

Um comentário:

  1. Lindíssima resenha, blog bem-humorado, criativo e inteligente. Visitarei sempre!
    simone Chiusoli

    ResponderExcluir

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher