segunda-feira, 14 de março de 2011

Netiqueta

Você sabe o que é netiqueta?
Nada mais é do que etiqueta na internet. Pois é, até na internet tem que ter etiqueta!
Tem gente que torce o nariz pra etiqueta, acha que é frescura, mas não, etiqueta é um conjunto de regras que disciplinam e organizam o nosso dia a dia, nosso convívio com outras pessoas. Ela é necessária, afinal quem gosta de pessoa mal educada?
Pois então, se existe no mundo real, no mundo virtual não poderia ser diferente, tem que existir  etiqueta pra esse mundo também.
É muito gostoso e até providencial usar as redes sociais como facebook, orkut, twitter e outras, eu mesma adoro ser blogueira. Mas não devemos usar as redes sociais para nos promover, aparecer, se exibir, embora isso esteja muito em moda hoje, afinal, vivemos na era "Big Brother", em que pior que ser pobre é ser anônimo. Bem, não estou falando por mim, que detesto reality show, é que, infelizmente, isso se tornou um fenômeno mundial. As pessoas escancaram suas vidas sem a menor cerimônia, coisas que deveriam ficar entre quatro paredes viram domínio público, é lamentável essa falta de decoro.
Mas, voltando a assunto,as vezes, você é colocado numa "saia justa", e não sabe bem como agir, ou então é você que se deslumbra com esse novo mundo e se torna um "chato virtual". Existe, sabia?
Por exemplo, o que fazer com aquele contato que vive te passando aquelas mensagens tipo corrente:
"Mande para 12 contatos e então no quarto dia vai te acontecer algo extrordinário... e tal".
Francamente, é uma chateação, um constrangimento, ninguém gosta de receber esse tipo de mensagem, eu nem abro, quando desconfio que é uma delas, afinal são sempre os mesmos que mandam esse tipo de mensagem.
Outra "saia justa" é quando você recebe um pedido de amizade indesejado...
Quando usávamos só orkut, tudo bem, você até podia ter um milhão de amigos: o ex namorado daquela prima que você nunca vê, aquela pessoa que nunca te cumprimenta na rua, o amigo do amigo do amigo e por aí vai, porque você acabava "falando" só com alguns mesmo e tudo bem, os outros ficavam lá... Mas no facebook não dá.
No facebook tudo é postado em tempo real, tudo que você posta (fotos, vídeos, links e frases) aparece na timeline (linha do tempo) de seus contatos, por isso não lote o facebook com seus posts, não seja chato, não poste 300 fotos no orkut de uma só vez, não lote a caixa postal dos outros com emails desnecessários, dá a impressão que você não tem uma vida fora da internet.
Eu, por exemplo,  gosto de me relacionar virtualmente com pessoas que fazem parte da minha vida, não com pessoas que nem conheço direito, com as quais não quero partilhar detalhes da minha vida.
Acho, inclusive, que as pessoas deveriam usar mais o recurso mensagens, para conversarem entre si, ao invés de postarem coisas que só interessam a elas.
 Gerencie seus contatos, cuidado para não trazer bisbilhoteiros e desafetos para sua página virtual.
Preocupe-se com sua imagem, não exponha sua vida e seus sentimentos na rede. Cuidado também com imagens íntimas, como de bíquini, na balada, com cara de ressaca, você pode passar a imagem de uma pessoa irresponsável, e isso pode te prejudicar na vida profissional, por exemplo. Lembre-se: você é responsável por tudo aquilo que posta em seu perfil.
Seja educado no mundo virtual do mesmo modo que você é no mundo real, a menos que no mundo real você não seja educado, mas aí já é assunto pra outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher aos 40 no vila mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher